Embalagens sustentáveis ​​para cosméticos Dr. Hauschka

Que ações o Dr. Hauschka realiza para projetar embalagens sustentáveis?

A questão das embalagens sustentáveis ​​é muito complexa: qualquer embalagem tem vantagens devido ao seu material, mas também tem algumas desvantagens. Dependendo da fórmula, avaliamos cuidadosamente qual embalagem é mais adequada para cada produto e tomamos a decisão priorizando sempre os seguintes critérios: proteção do conteúdo do produto, economia de material, possibilidade de reciclagem e proporção de material reciclado. Também levamos em consideração os hábitos dos nossos clientes, bem como a facilidade de esvaziar o restante produto da embalagem.

Os recursos para a produção de vidro, alumínio ou plástico convencional não são inesgotáveis. Por este motivo, é fundamental limitar a utilização de materiais em embalagens e materiais publicitários ao exclusivamente necessário. É por isso que nos esforçamos para usar cada vez menos material.

Reciclagem de materiais individuais das embalagens Dr. Hauschka

Na nossa cosmética apostamos na recirculação das embalagens. Portanto, as embalagens devem ser concebidas de forma a permitir a reciclagem de materiais individuais. Somente classificando o material com o grau mais puro possível, a reciclagem é permitida e uma alta qualidade dos materiais reciclados é alcançada. Promovemos isso prestando ainda mais atenção ao design de nossas embalagens e materiais publicitários.

A reciclagem das embalagens só é possível se estas forem devolvidas ao ciclo de materiais destinado a esse fim, ou seja,

  • o copo para o recipiente de verde
  • papel e papelão azul
  • recipientes de plástico, metal e compósito, para o recipiente amarelo.

Para viabilizar o processo de reciclagem de materiais, solicitamos que as embalagens dos cosméticos Dr. Hauschka sejam entregues no ciclo de material pretendido. Isto implica também a separação dos diferentes materiais, como a tampa de plástico e a garrafa de vidro.

O ciclo de reciclagem se encerra com o reaproveitamento de materiais reciclados. Assim, substituiremos progressivamente os materiais produzidos com novas matérias-primas por materiais reciclados. Através do seu uso, por ex. por exemplo. Plásticos reciclados pós-consumo (PCR: Post Consumer Recycling, ou seja, embalagens que já foram utilizadas, entre outros, pelos consumidores), não só protegemos os recursos, mas contribuímos ativamente para a proteção ambiental. A reciclagem reduz a extração e produção de matéria-prima, o que consome muita energia e tem grande impacto ambiental.

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O que o Dr. Hauschka faz para projetar embalagens sustentáveis?

Para embalar os produtos Dr. Hauschka utilizamos principalmente vidro, seguido de plástico e alumínio. Para nossos produtos de maquiagem usamos plásticos. Infelizmente não existe uma embalagem perfeita que atenda a todos os requisitos. Por isso, já na fase de desenvolvimento de cada novo produto, verificamos cuidadosamente se bisnagas, frascos ou potes são mais adequados para ele. Questionamo-nos, analisamos e avaliamos todas as opções e finalmente tomamos uma decisão. Selecionamos sempre as embalagens priorizando os seguintes critérios: proteção do produto, economia de material, possibilidade de reciclagem e proporção de material reciclado. Também levamos em consideração os hábitos dos nossos clientes, bem como a facilidade de esvaziar o restante produto da embalagem.

Mais detalhes sobre como embalamos os produtos Dr. Hauschka podem ser encontrados em nossa Declaração Ambiental.

Por que a proteção do conteúdo do cosmético é uma prioridade para o Dr. Hauschka na escolha da embalagem?

As matérias-primas para as fórmulas cosméticas Dr. Hauschka vêm principalmente da natureza. Investimos extensivamente no cultivo orgânico e biodinâmico das nossas matérias-primas em todo o mundo e na fabricação dos nossos produtos. Uma triagem LCA (análise do ciclo de vida) de Rose CreamDr. Hauschka, embalada em tubo de alumínio, demonstrou que esta embalagem tem um impacto muito menor no meio ambiente do que as matérias-primas dos nossos cosméticos. Para nós, isto significa que o conteúdo valioso não se estragará demasiado cedo e se tornará desperdício devido a embalagens inadequadas. Soma-se a isso o fato de nossos cosméticos 100% naturais não conterem conservantes artificiais. Portanto, garantir a conservação e o frescor do produto é, em nossa opinião, a função mais importante da embalagem. Para nós, “proteção de produtos” significa ao mesmo tempo “proteção de recursos”.

Quais vantagens e desvantagens o vidro tem como material de embalagem?

Vantagens:

  • O vidro é neutro quanto ao conteúdo: não libera nem absorve nada, o que não altera a composição do preparado.
  • As fórmulas líquidas armazenam muito bem em frascos de vidro. Garantimos higiene e facilidade de extração através de bombas, pulverizadores ou pipetas.
  • As taxas de reciclagem do vidro são muito altas, por se tratar de um material conhecido como permanente. Isso significa que pode ser reciclado infinitas vezes sem perder qualidade.

Desvantagens:

  • O vidro branco é transparente e, portanto, não é adequado para preparações sensíveis à luz. Na realidade, a utilização do vidro no setor das embalagens é muito limitada devido a outras propriedades do material (frágil, pesado e rígido). Portanto, não consideramos o uso de vidro, por exemplo, em produtos de banho por razões de segurança.
  • Outras preparações mais sólidas, como cremes, só podem ser extraídas de potes e não de garrafas de vidro. Dado que os nossos cosméticos naturais não contêm conservantes artificiais, para as nossas fórmulas à base de água (como os cremes de dia) não podemos utilizar frascos, nem frascos de vidro. Devido à água que contêm, à grande superfície em contacto com o ar exterior e à forma de aplicação, por ex. por exemplo. com o dedo, haveria risco de contaminação microbiana do produto. Para nós, isto não tem justificação por razões de sustentabilidade (mais detalhes sobre a importância da protecção dos produtos).
  • O vidro consome muita energia na sua produção e, devido ao seu peso, também necessita de mais energia para transporte do que outros recipientes mais leves, como o plástico.

Quais vantagens e desvantagens o alumínio tem como material de embalagem?

Vantagens:

  • Principalmente para nossas fórmulas à base de água e, portanto, delicadas, optamos pelo tubo de alumínio como embalagem, pois oferece a melhor proteção do produto. O material possui excelentes propriedades de barreira e protege a fórmula de forma confiável contra raios UV, vapor de água e oxigênio. Devido à sua propriedade plástica, o tubo de alumínio também evita a introdução de impurezas e impurezas ao extrair o creme do ar. Como não usamos conservantes artificiais em nossos produtos Dr. Hauschka, a proteção do produto é de enorme importância para nós (vá para a importância da proteção do produto).
  • Da mesma forma, o tubo de alumínio permite um fácil esvaziamento de restos, mesmo de produtos muito viscosos como os nossos cremes ou máscaras.
  • O alumínio é um dos chamados materiais permanentes, ou seja, pode ser reciclado infinitas vezes sem perder suas propriedades. Assim, grande parte do alumínio obtido encontra-se no ciclo de reciclagem e é utilizado, por exemplo, no setor da construção, em caixilharias, ou na indústria automóvel.
  • Não há riscos à saúde com o uso dos tubos de alumínio utilizados nos cosméticos Dr. Hauschka, pois são revestidos internamente com um verniz protetor inofensivo. Assim não há contato direto entre o conteúdo de creme e o alumínio. O tubo está em conformidade com as disposições do Código Alemão de Alimentos e Rações (Lebensmittel- und Futtermittelgesetzbuch, LFGB) e também é usado como recipiente para alimentos. Mesmo uma forte pressão no tubo ou outro estresse mecânico não danificará o revestimento flexível interno.

Desvantagens:

  • A produção de alumínio requer muita energia. Também durante a sua produção são gerados resíduos que impactam o meio ambiente. Graças à utilização do alumínio reciclado, é possível reduzir em até 95% o consumo de energia, bem como o impacto ambiental pela geração de resíduos. Por esta razão, estamos gradualmente mudando para resíduos industriais de alumínio para a produção de tubos de alumínio Dr. Hauschka.

Quais vantagens e desvantagens o plástico tem como material de embalagem?

Vantagens:

  • Para nossos produtos de cuidados Dr. Hauschka usamos materiais eficientes e recicláveis, polietileno (PE) e polipropileno (PP). Sempre que possível, utilizamos plásticos reciclados, por ex. por exemplo. para os frascos de Gel Cremoso de Flor de Feno e Cardamomo e Gel de Pinho e Sal Marinho Dr. Hauschka, com percentual de até 97% reciclado.
  • Nos produtos de maquiagem Dr. Hauschka usamos, entre outros, copolímero de acrilonitrila-butadieno-estireno e copolímero de estireno-acrilonitrila (plásticos ABS e SAN). Optamos por materiais inodoros e resistentes a impactos e arranhões, pois os cosméticos decorativos são usados ​​há relativamente muito tempo e tendem a se desgastar mais quando carregados também na bolsa.
  • O setor de plásticos está em contínuo desenvolvimento. As novas embalagens plásticas oferecem, com a diminuição do uso de materiais, uma proteção cada vez maior do produto. São barreiras magníficas contra influências externas. Os chamados sistemas de embalagem “airless”, como os que utilizamos para os produtos da nossa linha Regeneradora, evitam que o ar entre no recipiente durante a extração do creme, arrastando consigo impurezas ou microrganismos para dentro dos recipientes e tubos “airless”. Graças à flexibilidade dos materiais utilizados, consegue-se um fácil esvaziamento dos restos de produto.
  • Os plásticos também se caracterizam pelas suas propriedades especiais: são leves, resistentes à quebra, suportam cargas elevadas, são versáteis em termos de design e, portanto, têm utilizações muito diversas. São, portanto, ideais para produtos que muitas vezes são transportados numa bolsa ou utilizados no duche, por ex. por exemplo. Pós Compactos ou Creme de Banho Dr. Hauschka.
  • Assim como acontece com as matérias-primas, também selecionamos criteriosamente o material para nossas embalagens, que devem ter qualidade e pureza impecáveis. Assim, para a produção dos materiais que utilizamos, não são utilizados plastificantes (por exemplo, ftalatos) nem outros aditivos igualmente problemáticos como o bisfenol A (BPA). Os plásticos reciclados que utilizamos e que estão em contacto direto com o produto têm um elevado teor. grau de pureza e qualidade e atender aos requisitos do Regulamento (CE) nº 1935/2004 sobre materiais e artigos destinados a entrar em contato com alimentos e do Regulamento (CE) nº 282/2008 sobre materiais e artigos de plástico reciclado destinados a serem em contato com alimentos.
  • A produção de plástico, comparada à de vidro e alumínio, tem menor impacto climático. É por isso que não queremos descartar isso.

Desvantagens:

  • Infelizmente, apenas uma pequena proporção dos plásticos é actualmente reutilizada na Alemanha e na UE. Grande parte é queimada para produzir energia. As razões: muitas vezes, por razões técnicas e para melhor proteger o conteúdo, as embalagens são constituídas por materiais diferentes e difíceis de separar. Também importante é o facto de em toda a Europa e a nível mundial não existirem sistemas abrangentes de gestão de resíduos capazes de separar os materiais com uma boa relação custo-eficácia, o que significa que uma grande parte dos recursos não pode ser reutilizada. É por isso que vamos prestar ainda mais atenção. ao design de nossas embalagens e materiais publicitários. Somente quando os materiais chegarem à reciclagem no grau mais puro possível é que materiais de alta qualidade para embalagens ou similares poderão ser fabricados novamente a partir deles.

Os bioplásticos são usados ​​em embalagens de cosméticos? Hauschka?

Do nosso ponto de vista, os “bioplásticos” provenientes de matérias-primas renováveis ​​ficam muito aquém do que o seu nome promete e muitas vezes não são mais sustentáveis ​​do que os plásticos derivados do petróleo. A sua forma de cultivar é frequentemente criticada, estando ligada à utilização de pesticidas e fertilizantes, bem como à utilização de plantas geneticamente modificadas e à competição por terras aráveis ​​ou florestais. Só consideramos a sua utilização se for demonstrado que são mais ecológicos do que os plásticos convencionais.

Atualmente também não utilizamos bioplásticos biodegradáveis. Se não forem descartados corretamente, podem contribuir para o problema dos microplásticos. No entanto, vemos uma alternativa para embalagens em biopolímeros sustentáveis ​​e ecológicos. Por isso estamos atentos aos desenvolvimentos e participamos como parceiros do setor em diversos projetos de investigação nesta área.

Por que o Dr. Hauschka usa caixas de papelão dobráveis?

  • As caixas dobráveis ​​nos ajudam de várias maneiras. Em primeiro lugar, ajudam-nos a comunicar determinadas informações que somos legalmente obrigados a fornecer como fabricantes. Oferecem espaço para informações sobre o produto como composição, instruções de uso e dados do fabricante. Também nos permitem listar os ingredientes em alemão, uma vez que apenas a INCI (Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos) é incompreensível para os nossos clientes. Abandonamos progressivamente as caixas dobráveis ​​se o espaço disponível no próprio produto o permitir, como é o caso dos nossos grandes tubos e garrafas de plástico.
  • Essas embalagens também são muito importantes para proteger o produto. Protegem recipientes de vidro, plástico e metal durante o transporte, armazenamento e apresentação no comércio contra quebras, sujeira, amassados, arranhões e exposição solar. Graças às caixas dobráveis ​​podemos garantir a qualidade dos produtos, reduzir reclamações no comércio e, assim, evitar a destruição dos produtos.
  • As caixas dobráveis ​​são essenciais nas nossas áreas de produção e logística. Eles nos permitem agrupar produtos e empilhá-los para envio com mais eficiência e segurança. Desta forma, podemos prescindir de embalagens de transporte adicionais, que se destinam a proteger os produtos durante o transporte. Embora, à primeira vista, a utilização de caixas dobráveis ​​possa ser difícil de compreender, elas ajudam-nos a otimizar os processos de produção e a configurar a sua logística de forma mais eficiente. , conseguindo assim uma maior utilização de recursos e uma maior sustentabilidade ambiental.
  • Para impressão utilizamos tintas isentas de óleos minerais provenientes de matérias-primas renováveis. Nossas caixas dobráveis ​​são confeccionadas em celulose derivada de madeira sustentável (selo FSC) ou material com alto percentual reciclado. Nossos folhetos, certificados com o selo Blue Angel (Blauer Engel), são confeccionados com papel 100% reciclado.

Quão reciclados são os recipientes de cosméticos Dr. Hauschka?

  • Apesar do gasto energético envolvido na sua produção, o vidro e o alumínio, em comparação com os plásticos, são geralmente adequados para reciclagem, razão pela qual ambos são considerados “materiais permanentes”. Os plásticos para embalagens da nossa série de cuidados incluem polietileno e polipropileno, que são amplamente utilizados na indústria em todo o mundo. Existem ciclos de materiais que tornam a reciclagem possível em muitos países, incluindo a Alemanha. Plásticos como ABS e SAN, utilizados nas nossas embalagens de maquilhagem, não são atualmente reciclados na Alemanha por razões económicas. É claro que estamos atualmente trabalhando para garantir que nossas embalagens de maquiagem também possam ser recicladas.
  • Todas as embalagens da Dr. Hauschka são totalmente licenciadas pela Duales System Deutschland GmbH e registradas na Agência Central de Registro de Embalagens (ZSVR). Isso inclui as chamadas embalagens de serviço, como sacolas de papel e embalagens para presentes. Desta forma, cumprimos as nossas obrigações de acordo com a Lei Alemã de Embalagens (Verpackungsgesetz) e pagamos uma taxa de licença com a qual garantimos a recolha e triagem das embalagens por nós colocadas em circulação. Fora da Alemanha, o licenciamento é efectuado através de importadores de acordo com a situação legal.
  • A reciclagem dos recipientes só é possível quando estes são levados ao ciclo de materiais previsto para o efeito, ou seja, vidro para o recipiente de vidro, papel e cartão para o recipiente de resíduos de papel, e plástico leve, metal e material compósito, para o recipiente amarelo. recipiente.Para viabilizar o processo de reciclagem de materiais, solicitamos que as embalagens dos cosméticos Dr. Hauschka sejam entregues no ciclo de materiais previsto para tal. Isto implica também a separação dos diferentes materiais, como a tampa de plástico e a garrafa de vidro. Fazemos referência a isso ativamente em muitas de nossas embalagens.

O Dr. Hauschka oferece recipientes recarregáveis?

Como fabricantes de cosméticos naturais certificados, renunciamos conscientemente ao uso de conservantes sintéticos, antioxidantes e filtros UV. Na cosmética natural, justamente pela dispensa desses agentes e pela utilização majoritária de substâncias naturais, os produtos não são conservados de forma ilimitada. Para garantir uma vida longa aos preparativos do Dr. Hauschka, tomamos várias medidas.

Estas incluem: manter um alto padrão de higiene na produção, equivalente ao exigido na produção farmacêutica, exames exaustivos de qualidade e pureza das matérias-primas utilizadas e dos produtos acabados, e a seleção de embalagens adequadas para proteger o produto – também uma vez o produto. o recipiente é aberto - contra ar, luz solar e contaminação microbiológica.

A reutilização de bombas, pulverizadores ou recipientes acarreta o risco de deterioração prematura do produto devido a uma possível contaminação microbiológica através do recipiente já utilizado, da bomba ou do ar exterior. Isto só pode ser contrariado pela adição de conservantes artificiais, o que não cumpre os nossos princípios. Portanto, por razões de proteção do produto, não podemos atualmente oferecer a possibilidade de recipientes recarregáveis ​​para os nossos produtos, como, por exemplo, recipientes reutilizáveis. por exemplo. Leite corporal de limão-capim-limão ou creme Dr. Hauschka Light Rose.